O ano de 2019 foi marcado pela popularidade dos podcasts no Brasil. Agora quem diz isso também é o relatório da Voxnest, agência de consultoria para podcasters. A criação de podcasts por aqui cresceu 85% entre janeiro e novembro deste ano, segundo a agência. O crescimento ficou em segundo lugar no ranking mundial, perdendo apenas para a Argentina. Mas diferentemente de países em que o podcast já faz parte há alguns anos da rotina da população, o fenômeno recente no Brasil tem suas peculiaridades.
Quem produz podcast no Brasil Os influenciadores que ao longo da última década fizeram carreira no YouTube hoje migram para os podcasts com um público fiel. Inclusive, uma das particularidades brasileiras apontadas no relatório foi o consumo de podcasts pelo YouTube —compartilhados pelos influenciadores com ou sem vídeo. Outra parte do sucesso do consumo de podcasts no Brasil se deve ao jornalismo. Grandes empresas como UOL, Globo e Folha de S.Paulo investiram na produção de programas no formato, geralmente inspirados em podcasts jornalísticos americanos.
Quem consome podcast no Brasil Mulheres são também minoria quando se trata de consumo de podcasts —a mesma pesquisa da Abpod constatou que mulheres são 15% do público ouvinte no Brasil. Também há grandes diferenças no consumo de podcasts em diferentes regiões brasileiras. Segundo dados da Voxnest, em novembro de 2019, São Paulo teve 40% das reproduções de podcasts do país, seguido por Rio de Janeiro com 18%. Enquanto isso, Fortaleza e Recife empataram com 5% dos ouvintes cada. Nenhuma cidade da região Norte entrou no ranking das dez maiores consumidoras de podcasts do Brasil.
O ano que vem A expectativa para 2020 é de melhoria das ferramentas usadas por podcasters e ouvintes, como dos mecanismos de busca e de recomendação dentro das plataformas. Além disso, mais gente deve começar a produzir conteúdo —e isso será positivo para o mercado, mas mais difícil para os iniciantes, que vão se distanciar em qualidade de produção dos podcasters profissionais.
Fonte: Nunca foi tão popular: veja por que podcasts cresceram em 2019 no Brasil – 17/12/2019 – UOL TILT
